quarta-feira, 23 de agosto de 2017

O que é umectação capilar?


Oi gente! Tudo bom? O post de hoje vai ser tudo sobre umectação, sua importância e como fazer cada passo para um cabelo bem nutrido.



Umectar é o mesmo que umedecer o cabelo e esse processo deve ser feito com óleos vegetais, por isso esse processo deve ser feito na etapa de nutrição no seu cronograma capilar.


MAS PORQUE UMECTAR?

O cabelo cacheado é naturalmente ressecado devido a sua estrutura, o óleo natural do cabelo não consegue sair da raiz e chegar até as pontas, justamente por esse efeito (mola) do cabelo cacheado, umectando os fios você dará esse ajudinha que seu cabelo precisa além de ajudar a repor os nutrientes, combater o ressecamento, ajudar no frizz, no brilho e na definição.

Alguns óleos mais usados para umectação:

Azeite de oliva extra virgem: O azeite de oliva é o óleo mais barato e é o mais fácil para se fazer umectação capilar, afinal provavelmente tem um vidrinho aí dentro da sua casa! O importante é que ele seja extra virgem, ok?
O azeite de oliva é conhecido por ter várias vitaminas como A, D, E e K, e é um poderoso antioxidante.
Óleo de Abacate: é indicado para fios quebradiços e ressecados, e é rico em vitaminas A, B, D e E. 
Possui também algumas proteínas e aminoácidos que ajudam na reestruturação da fibra capilar e fortalece o cabelo contra quebra.

Óleo de Argan: é rico em ácidos graxos, que repõe a proteína capilar e deixa o fio mais brilhante e macio. O óleo de argan possui também a vitamina E, que é um poderoso antioxidante e combate o envelhecimento capilar.
Óleo de coco: Assim como o óleo de argan, o óleo de coco é rico em ácidos graxos e vitaminas E e K, que ajudam a restaurar e hidratar o fio do cabelo profundamente. Além disso, o óleo de coco estimula o crescimento do cabelo e também ajuda a diminuir o volume dos fios.
COMO FAZER A UMECTAÇÃO?
Bom, tem duas maneiras de fazer a umectação.
 1°- Dormir com o óleo no cabelo: antes de dormir, separe seu cabelo em 3 ou em 4 para melhor aplicação, escolha o óleo vegetal da sua preferência (o importante é que seja 100% natural), aplique o óleo em todo o cabelo da raiz até a ponta depois desse processo em todo o cabelo, faça um coque e durma com uma touca, outra dica é separar uma fronha própria para esses dias de umectação.
Usar antes da lavagem: Aplique o óleo vegetal da sua preferência em todo o cabelo e espere no mínimo 1 hora antes de lavar, após o tempo lave o cabelo 2 vezes até sentir que o óleo saiu do cabelo, nesse momento use um shampoo com uma boa limpeza e lave o cabelo normalmente como de costume.
IMPORTANTE!!
Não se preocupe se sua raiz é oleosa, o óleo vegetal não vai deixar seu cabelo mais oleoso pois óleo combate óleo.
Caso for misturar óleos para fazer a umectação misture até 2 óleos.
Recomenda-se fazer a umectação 1 vez por semana.
 Espero que vocês tenham gostado desse tema e qualquer coisa é só deixar nos comentários, beijos e até a próxima!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo